Sobre o GT1 – Arquitetura

GT1 – ARQUITETURA, FRAMEWORKS E MODELOS

A ABNT é o único foro de normalização no Brasil e juntamente com os grupos que representam a International Organization for Standardization (ISO) discutem temas de normalização, sendo cada um em uma área específica. A CEE-78 Comissão Especial de Estudos em Informática em Saúde representa de forma espelhar o Comitê ISO TC 215 – Health Informatics. Desde 2007 o Brasil é membro “P” deste comitê e tem participado de todas as reuniões plenárias, contribuindo de forma significativa, inclusive na liderança de projetos, como, por exemplo, ISO/TR 14639-1:2012 Health informatics – Capacity-based eHealth architecture roadmap – Part 1: Overview of national eHealth initiatives e Part 2: Architectural components and maturity model.

O escopo do comitê ISO TC 215 foi revisado e aprovado na reunião plenária de Karuizawa, Japão em abril de 2014 para:

“Standardization in the field of health informatics to facilitate the coherent and consistent interchange and use of health- related data, information, and knowledge to support and enable all aspects of the health system.”

Padronização na área de informática em saúde para facilitar a troca e o uso consistente e coerente de dados, informação e conhecimento relacionados à saúde, para apoiar todos os aspectos de sistemas de saúde.

A CEE-IS 78 por ser um comitê espelho do TC 215 adota o mesmo escopo do comitê ISO TC 215.

Em novembro de 2014 o TC 215 tem 133 normas publicadas, com 34 membros “P” (Participantes com obrigação de votar em todas as normas) e 24 membros “O” (observadores):

Continent P‑Members O-Members
Africa South Africa, Tunisia Kenya, Zimbabwe
North America Canada, USA
South/Central America Argentina, Brazil, Peru, Mexico Colombia, Ecuador, Uruguay,
Asia China, India,Iran, Japan, Korea, Malaysia, Philippines, Singapore Hong Kong, Kazakhstan, Mongolia, Thailand
Europe Armenia, Austria, Belgium, Czech Republic, Denmark, Finland, Germany, Ireland, Italy, Luxembourg, Netherlands, Norway,
Russian Federation, Spain, Sweden, Switzerland, United Kingdom
Bulgaria,Croatia, Cyprus, France, Hong Kong, Hungary, Israel, Montenegro, Poland, Portugal, Romania, Serbia, Singapore, Slovakia, Slovenia, Turkey, Ukraine,
Oceania Australia New Zealand

A Sessão plenária do Comitê ISO TC 215 Health Informatics, realizada na cidade do México em 2012 redefiniu o nome do Working Group 1 (WG1) para Architecture, Framework and Models..

O escopo do WG1 no comitê ISO TC 215 foi redefinido na Sessão Plenária de Sydney, em outubro de 2013 como:

Standardization of frameworks, architectures, and their components in support of health and healthcare, including standardization of conceptual, logical, and functional requirements, process models and information models

Padronização de frameworks, arquiteturas e seus componentes para suportar a saúde e assistência incluindo a padronização de modelos conceituais e lógicos, requisitos funcionais, modelos de informação e processos.

O GT1 da CEE-IS 78 adota o mesmo escopo da WG1 do Comitê ISO TC 215. O grupo é formado por especialistas do Ministério da Saúde, das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, por profissionais de tecnologia da informação que atuam no mercado público e privado, professores universitários e acadêmicos em áreas de saúde, e por profissionais da área da saúde que atuam na área de sistemas de informação em saúde.

O GT1, assim como os demais grupos da CEE-IS identifica das normas do Comitê ISO TC 215 aquelas mais prioritárias para o cenário brasileiro. Assim, das 7 normas da CEE-IS disponíveis no catálogo da ABNT, duas são do GT1:

  • ABNT NBR ISO 18308:2013 - Informática em Saúde — Requisitos para uma arquitetura de registro eletrônico de saúde
  • ABNT NBR 15985:2011 – Informática em Saúde – Identificação dos indivíduos em saúde
  • ABNT ISO/TR 20514:2008 – Informática em Saúde – Registro eletrônico de saúde – Definição, escopo e contexto.

As normas 18308 e 20514 são utilizadas no processo de certificação SBIS-CFM. Além destas, as normas ISO/TR 14639 – Health informatics — Capacity-based eHealth architecture roadmap — Part 1: Overview of national eHealth initiatives (14639-1:2012) e Part 2: Architectural components and maturity model (14639-2:2014) foram lideradas pelo Brasil e a parte 2 será traduzida para o Português. Paralelamente ao acompanhamento das normas do Comitê ISO TC 21, o GT1 tem-se dedicado a criar novas normas identificadas pelo grupo como prioritárias para o País. Neste sentido, o GT1 vem trabalhando com as seguintes propostas de normas brasileiras:

  • Sumário de Alta de Internação Hospitalar – Parte 1: Modelo de Informação – enviado para a ABNT para ser submetido à consulta pública nacional;
  • Sumário de Alta de Internação Obstétrica. Parte 1: Modelo de Informação – texto final discutido e em fase de editoração para ser enviado a ABNT para consulta pública nacional;
  • Solicitação de Serviços Especializados – Modelo de Informação – projeto inicial em discussão pelo grupo.

 

Em novembro de 2014, a liderança do GT1 é formada por

Relatora: Beatriz de Faria Leão
Médica (1977) com Doutorado pela UNIFESP (1988) e pós-doutorado em Informática em Saúde pela Universidade Erasmus de Rotterdam (1989-90). Sócia fundadora da SBIS. Atua na área de Informática em Saúde desde 1980 com experiências em área pública, acadêmica e privada. Atualmente é consultora independente atuando, desde fevereiro de 2014, no Hospital Sírio Libanês em São Paulo como co-coordenadora do Curso de Especialização em Informática em Saúde e consultora na área de padrões e RES. Atua ainda na Jhpiego (afiliada da Universidade Johns Hopikings) para projetos em Moçambique, desde 2006. Beatriz tem forte atuação na área de padrões em Informática em Saúde. Participa da CEE-IS 78 desde sua fundação, é vice-relatora do WG1 do Comitê ISO TC 215 e Coordenadora do Grupo de Trabalho em Padrões de Informática em Saúde da IMIA – International Medical Informatics Association

Vice-relatora: Andréia Cristina de Souza Santos
Enfermeira, Mestre em Tecnologia em Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) (2012), Especialização em Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde (2014) pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio Libanês, Especialização Docência no Ensino Superior (2011) e Saúde Coletiva e Saúde da Família (2007) pela Unicesumar, Urgência e Emergência (Socorrista) Instituto Br Vida (2008). Atua na docência de Ensino Superior desde 2007 com experiência na atenção básica, saúde coletiva, urgência e emergência – pronto atendimento e atendimento pré-hospitalar, medicina de tráfego. Atua nas linhas de conhecimento e pesquisa em Informática em Saúde, Sistemas de Informação em Saúde, Padrões em Informática em Saúde, Modelo de Informação em Saúde, Prontuário Eletrônico do Paciente. Atualmente é Consultora de Gestão e Tecnologia em Saúde na DB1 Global Software S/A em Maringá. Vice-relatora do grupo de trabalho GT1 – Arquitetura, Modelos e Framework desde 07/2012, membro associada da SBIS (Sociedade Brasileira de Informática em Saúde) e da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

O site gt1.medicina.ufmg.br contém todas as atividades realizadas pelo grupo, documentos compartilhados, atas, normas, apresentações e informações pertinentes, para usuários participantes do grupo, mediante autenticação por login e senha.

A participação no GT1 está aberta a todos os interessados. As reuniões ocorrem a cada 15 dias, nas segundas-feiras as 14h30 por web conferência Adobe no endereço: https://meet52658369.adobeconnect.com/_a1106706205/gt8/. Venha participar e ajude a construir os padrões necessários para a área da saúde no País!