Palestrantes e Painelistas

Antonio Carlos Onofre Lira, Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (1989), residência médica em Informática Médica pela Universidade de São Paulo (1991), especialização em Administração Hospitalar e de Serviços de Saúde pela Universidade de São Paulo (1992), doutorado em Informática Médica/Patologia pela Universidade de São Paulo (1999) e pós-doutorado na Universitè Paris VII (Denis-Diderot) em Planejamento e Economia da Saúde. Exerceu as seguintes funções: Diretor do Centro de Informações e Análises (1997-1999), Diretor Executivo do Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1999-2003); Coordenador de Regulação do Sistema na Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo(2003-2004) e Coordenador Nacional de Regulação e Avaliação do Departamento de Regulação, Avaliação e Controle do Ministério da Saúde (2005-2006). De 2007 até Março de 2016, atuou como Diretor Técnico Hospitalar do Hospital Sírio-Libanês. De Abril a Dezembro de 2016 atuou como Diretor do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês. Atualmente atua como Superintendente de Tecnologia da Informação na Unimed Seguros. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Administração Hospitalar e Informática em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade, acesso e avaliação em saúde, gestão em saúde, administração de serviços de saúde, regulação governamental e informática médica.
Deborah Pimenta Ferreira de Castilho, Médica pediatra, Adm. em Saúde, Informática em Saúde. SMS/SP – Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação. Outros vínculos: SPDM – Núcleo de Informações e ABNT/CEE Informática em Saúde – GT3 Conteúdo Semântico.
Eduardo Mugnai, Coordenador da Comissão de Estudo Especial de Blockchain e Tecnologias de Registro Distribuídas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT/CEE-307). Foi Coordenador da Comissão de Estudo Especial de Informática em Saúde por 7 anos e atualmente atua como Relator do GT2 de Interoperabilidade entre Sistemas e Dispositivos na ABNT/CEE-078. Com mais de 35 anos de experiência na área da Tecnologia da Informação, atuando há mais de 23 na Área da Saúde, atuou por 18 anos na Saúde Suplementar e hoje, como especialista em Sistemas de Informação em Saúde e padrões de Informática em Saúde, está à frente de iniciativas e projetos de integração de sistemas e informações em saúde.
Eugênio Rodrigo Zimmer Neves, Farmacêutico e mestre pela UFRGS. Doutor em Farmácia pela Universitat de Valencia. MBA em Governança da Tecnologia da Informação. Coordenador do Grupo Interinstitucional de Trabalho de Farmácia Digital do Conselho Federal de Farmácia. Consultor-chefe da e.neves Consultoria com atuação na área de Tecnologias da Informação em Saúde e gestão organizacional. Consultor sênior para o Projeto PROADI HSL/ANVISA Terminologias de Medicamentos responsável pela estruturação das propostas de governança estratégica e modelagem operacional para implantação; Membro do IDMP Implementation Experts Advisory Group do Technical Committee 215 – Health Informatics da International Organization for Standardization (ISO). Relator do Grupo de Trabalho 6 – Farmácia e Medicamentos da Comissão Especial de Estudos de Informática em Saúde da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Gerente de Sistemas de Informação da ANVISA (2007-2010). Assessor da GGMED/ANVISA (2004-2007) liderando projetos estruturantes: Sistema de Gerenciamento Eletrônico de Bulas, Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados – SNGPC e Vocabulários Controlados para o Registro de Medicamentos. Responsável pela interlocução GGMED-TI
Fábio Senne, Doutorando em Ciência Política (USP), Mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB) e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisador na área de comunicação e políticas públicas, tem como área de interesse as desigualdades digitais. Atua como coordenador de pesquisas do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).
Juliana Zinader, 12 anos de experiência em Informática em Saúde. Bacharel e Mestre em Ciência da Computação; Doutora em Ciências/Bioengenharia e estágio pós-doutoral pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Atualmente Professora do Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás cedida para o Ministério da Saúde, no cargo de Coordenadora-Geral de Inovação em Sistemas Digitais, no Departamento de Informática do SUS (DATASUS).
José Carlos Riechelmann, Médico da Coordenação Técnica em Ações Judiciais (CTAJ) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Doutorando em Bioética pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (Portugal). Mestre em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da USP. MBA em Gestão de serviços de Saúde pela FGV. Especialista em Saúde Pública pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Delegado Metropolitano e Membro da Câmara Técnica de Ginecologia e Obstetrícia do CREMESP
Luiz Ap. Virginio Jr., Possui graduação em Informática Biomédica pela Universidade de São Paulo (2013) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2016) onde trabalhou no tema “Sistemas de Registro Eletrônico de Saúde (S-RES) e a Segurança da Paciente”. Atualmente, é aluno de doutorado em Ciência da Computação na Universidade Estadual de Campinas, trabalhando na linha de pesquisa de reconhecimento de padrões em imagens médicas. É profissional certificado em Tecnologia da Informação e Comunicação em Saúde (cpTICS) pela Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS). É vice-diretor na Diretoria de Educação da SBIS, onde também atua como auditor no Processo de Certificação de Software em Saúde. É ainda coordenador do Grupo de Trabalho em Certificação no Instituto HL7 Brasil.
Luis Gustavo Kiatake, É entusiasta do uso da tecnologia na saúde. Graduado e mestre em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP, foi professor na pós-graduação em Segurança da Informação do IPT, SENAC, Uniemp e Unifesp. É sócio-fundador da E-VAL Tecnologia e Saúde. Colaborador da ISO e membro da ABNT nos comitês de Segurança da Informação e de Informática em Saúde, da qual foi relator do Grupo de Segurança. É membro do HL7Brasil, IHE. Na Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) é colaborador no processo de Certificação de Software SBIS/CFM, representante no Comitê de Padronização do TISS (COPISS) da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), e presidente na gestão 2019/2020.
Márcia Elizabeth Marinho da Silva, Coordenadora da Comissão de Estudo Especial de Informática em Saúde da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT/CEE-078). Coordenadora de Disseminação de Dados em Saúde do Departamento de Informática do SUS (DATASUS) do Ministério da Saúde do Brasil. Analista de Sistemas, Servidora Pública Federal. Atuou na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) como Gerente-geral de Informações e Sistemas, Assessora e Gerente de Segurança e Tecnologia da Informação. Possui Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012), mestrado em Administração (2004) e especialização em Saúde Pública (1997) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e graduação como Tecnóloga em Processamento de Dados pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1989). Tem experiência nas áreas de Saúde Pública e Ciências da Computação, com ênfase em Modelos Analíticos e de Simulação, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia da informação, SUS, informação em saúde, análise multicritério e padrões para informática em saúde.
Melissa Ravanini, Arquiteta de soluções na AWS com foco em clientes da área da saúde, particularmente aqueles sem fins lucrativos. Ela apoia clientes em sua jornada para a nuvem e já atuou em projetos de Processamento de Genoma, Telemedicina, Data Lakes, Blockchain, PACs/RIS, HIS e muito mais.
Paulo Lopes, Graduando em Filosofia na Universidade de São Paulo – USP; Doutor em Ciências, pelo Programa de Pós-graduação em Gestão e Informática em Saúde da Universidade Federal de São Paulo – Unifesp (2013); Mestre em Ciências em Reatores Nucleares de Potência e Tecnologia do Combustível Nuclear (1995). Engenheiro Eletrônico formado pela Faculdade de Engenharia Industrial – FEI (1988). Atualmente, está Especialista da Diretoria de Relacionamento Institucional, com foco em Saúde da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP. Atua para a coordenação e inovação de Redes de Colaboração de Comunidades em Saúde: Rede Universitária de Telemedicina – RUTE e Plataforma Ensino, Pesquisa e Extensão em Nutrição, Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional – NUTRISSAN etc. Participou em diversos comitês e grupos de trabalho em TIC em Saúde e é especialista do GT2 – Interoperabilidade de Sistemas e Dispositivos da Comissão Especial de Estudos em Informática em Saúde da Associação Brasileira de Normas Técnica – ABNT/CEE-078 (atual vice-relator do GT2 e líder da Força Tarefa nacional da norma ISO 13131 sobre Qualidade de Serviços de Telessaúde) e da Pesquisa TIC Saúde no CETIC.br/CGI.br. Também é professor de disciplinas e orientador de TCC no Curso de Especialização em Informática em Saúde da Unifesp e Universidade Aberta do Brasil – UAB
Renata Barros Souto Maior Baião, Juíza de Direito do Tribunal de Justiça de São Paulo, Membro do Núcleo de Direito Digital da Escola Paulista da Magistratura, Pesquisadora do Blockchain Ressearch Institute no Brasil, Especialista em Direito Processual Civil, Especialista em Direito Tributário.
Rodrigo Mendonça Queiroga, Administrador de Sistemas de Informações (1997) com Mestrado pela UFES (2005) em Informática na área de Inteligência Computacional. Associado da SBIS. Atua na área de Informática desde 1986 com experiências em área pública (SERPRO, PRODABEL e Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) e privada (mercado de Utilities). Foi Gerente de Operações na Vivver Sistemas Ltda, empresa com mais de 100 clientes na utilização de Sistema Integrado de Gestão em Saúde Pública. Atualmente é Gerente de TI e Automação na Plantar Siderúrgica. Rodrigo iniciou sua atuação na área de padrões em Informática em Saúde em 2010 através de sua participação no encontro do ISO TC 215 – Health Informatics no Rio de Janeiro em 2010. Participa da CEE-IS 78 desde 2013, e participou das reuniões do Comitê ISO TC 215 nas reuniões de Sydney(2013), Karuizawa (2014), San Francisco (2015), Berna (2015), Amsterdam (2016), Liverpool (2018) e Paestum (2019), sendo chefe da delegação brasileira em Karuizawa e Amsterdam.
Rosali Isabel Barduchi Ohl, Possui graduação em Enfermagem pela Escola Paulista de Medicina – EPM (1983), Habilitação em Enfermagem Médico -Cirúrgica pela EPM (1984), Especialista em Saúde Mental e Psiquiatria pela Escola Paulista de Medicina – EPM (1991), Pós Graduação em Enfermagem – Mestrado em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem da USP (1995) e Pós Graduação em Enfermagem – Doutorado pela Escola de Enfermagem da USP (2002). Atualmente é Professora Associada da Disciplina Enfermagem Fundamental, Departamento de Enfermagem Clínica e Cirúrgica – DECC, da Escola Paulista de Enfermagem – EPE da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Fundamental, Enfermagem na Saúde do Adulto e Idoso, Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação em Enfermagem. Membro do Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Trauma, Emergência, e Cuidados Intensivos – GEPETECI – UFTM. Membro da Rede Iberoamericana de Educaciona en Enfermería – RIEE – Brasil. Membro do Grupo de Pesquisa Sistematização da Assistência de Enfermagem – GEPASAE e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Epidemiologia – GEPE da Escola Paulista de Enfermagem – UNIFESP. Membro da Comissão MEC/COFEN do Conselho Federal de Enfermagem – COFEN